PROPOSTA DE TRABALHO
Plano de aula
Turma:501,701
Cronograma:aproximadamente 2 aulas
Conteúdos
Gêneros Textuais(Narrativa descritiva)
ü História em quadrinho da Mafalda(Quino)
ü Manchetes de jornais e da revista veja
ü Caracterizando o personagem (características físicas,psicológicas e sociais)
ü Oral do professor ,silenciosa e oral do aluno.
ü O Sonho (leia Brasil) texto descritivo
Objetivos
ü Diferenciar e se apropriar dos gêneros,bem como do texto narrativo descritivo.
ü Relacionar imagens com características-físicas psicológicas e sociais;
ü Observar detalhes da descrição de uma imagem
ü Produzir textos com clareza e coesão,obedecendo uma sequência linear,seguindo um roteiro descritivo(o sonho de Mafalda)
ü Desenvolver a habilidade do aluno em expor suas e opiniões;
ü Despertar o desejo e a curiosidade pela leitura ;
ü Relacionar conteúdo do texto à vivência do educando.
Recursos utilizados
ü Retro projetor(histórias em quadrinhos .O mundo doente)
ü Revistas(manchetes sobre o meio ambiente)
ü Sulfite(desenho do sonho descrito pelo professor)
ü Giz e lousa
ü Contação de histórias.
Desenvolvimento
O estranho doente de Mafalda
Antes de aplicar esta metodologia meus alunos já haviam lido muitas notícias sobre a situação do meio ambiente _ jornais, revistas, livro didático _com vários tipos e gêneros e suportes.
Escolhi trabalhar a história em quadrinho da Mafalda pois o Quino trata de assuntos do meio ambiente de maneira diferenciada e crítica,trabalhei com uma quinta e uma Sétima série do ensino fundamental, lemos algumas notícias contidas em nosso livro didático e pesquisamos as notícias em revistas atuais e mais antigas também ,aproveitei alguns encartes do jornal para enriquecer a escrita ..
Começamos então a desenvolver o texto narrativo descritivo: Apresentei a história em quadrinho e após a contação da história , relatei que a Mafalda tinha ficado muito preocupada e começou a pensar por que temos tantos super - herois nos desenhos e nenhum na vida real para salvar o meio ambiente que está tão doente ,e ela adormeceu e teve um sonho com um animal muito estranho porém, com as suas características salvava o meio ambiente.Então pedi que eles dobrassem a folha de sulfite ao meio e comecei a descrever o sonho de Mafalda:Ele tinha uma cabeça enorme ,com o formato de um retângulo,cabelos enrolados em torno de toda a cabeça,olhos bem pequenos,uma bocarra,dentes afiados igual a serrote,orelhas em forma de plantas e de flores,cabelos lisos e compridos na barriga,um lindo par de asas,uma cauda que saia sementes, apesar de feio e esquisito ele era muito bonzinho.
Pedi então que eles dessem um nome para o sonho ,que agora já tinha forma descrita e já estava no papel. _ Enumeramos as características que foram descritas do sonho ,em seguida produzimos um texto narrativo descritivo.Expliquei que o primeiro parágrafo era para contextualizar com o tema lixo usando as três primeiras características,o segundo parágrafo com o tema água usando as três próximas características,o terceiro parágrafo o tema desmatamento com as últimas três características .A conclusão do texto ,o último parágrafo ,eles fariam uma analise crítica dos acontecimentos atuais sobre o meio ambiente e colocariam a sua opinião sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário