terça-feira, 14 de julho de 2009

PROPOSTA DE TRABALHO
A proposta de trabalho foi elaborada tendo em vista que a leitura, a arte e a internet são instrumentos de conhecimento do mundo e das relações sociais, que contribui para a constituição do próprio sujeito. Nesta época de profundas transformações em que vivemos, a escola precisa, mais do que nunca, fornecer ao estudante os instrumentos necessários para que ele consiga buscar, analisar, selecionar, relacionar e organizar as informações complexas do mundo, digo contemporâneo.
Precisamos ter em mente que não basta ensinar a ler e a escrever: é necessário desenvolver o grau de letramento, dirigindo o trabalho para práticas que visem à capacidade de utilizar a leitura e a escrita para enfrentar os desafios da vida em sociedade e de fazer uso conhecimento adquirido para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.
Para isso, é fundamental propor trabalhos com os diferentes gêneros que circulam na sociedade, mas sem deixar de criar situações que permitam aos alunos desenvolver as diferentes capacidades entre elas a da escrita, considerando os graus de intimidade do educando com os usos e funções da escrita e da leitura.
A contemporaneidade nos brinda diária e ininterruptamente com uma infinidade de informações que nos são oferecidas não apenas em forma de linguagem oral e escrita, mais também daquelas que nos chegam através de sons, imagens, gestualidades. O cidadão contemporâneo necessita, pois, para inserir-se na atualidade, de recursos que o habilitem, também, na leitura destes outros códigos, que vão desde os pequenos ícones do computador aos imensos out-doors espalhados nas avenidas das grandes cidades.
Plano de aula
Turma:601,602,701
Cronograma:aproximadamente cinco aulas
Conteúdos
Gêneros Textuais(Tipos de textos)
 Biografia(narrativa com foco narrativo em terceira pessoa)
 Autobiografia(narrativa com foco narrativo em primeira pessoa)
 Linguagem visual (personagem tirado de uma revista)
 Caracterizando o personagem(características físicas,psicológicas e sociais)
 Leitura
 Oral do professor,silenciosa e oral do aluno.
Objetivos
 Diferenciar e se apropriar dos gêneros,bem como do foco narrativo;

 Relacionar imagens com características-físicas psicológicas e sociais;
 Observar detalhes detalhes em uma imagem –cores e sombra;
 Produzir textos com clareza e coesão,obedecendo uma sequêncialinear,seguindo um roteiro de perguntas;
 Desenvolver a habilidade do aluno em expor seus sentimentos e opiniões;
 Despertar o desejo e a curiosidade pela leitura ;
 Relacionar conteúdo do texto à vivência do educando.
Recursos utilizados
 Internet(leitura das biografias)
 Revistas(personagens)
 Questionários(características,físicas,psicológicas,social)
 Sulfite(para decalcar o personagem)
 Livro didático(leitura de biografias)
 Giz e lousa

Criando Personagem
Antes de aplicar esta metodologia, já havia colocado meus alunos em contato com vários tipos e gêneros e suportes, então não foi tão difícil nem para mim muito menos para eles que já tinham o domínio do gênero textual: Narrativa descritiva.
Escolhi trabalhar a Biografia e autobiografia com uma sexta série e uma sétima série do ensino fundamental, lemos algumas biografias contidas em nosso livro didático e pesquisamos outras na internet, a partir daí achei interessante que eles gostaram do tipo do texto a “Biografia da Mulher Maravilha”,Monteiro Lobato, entre outros.
Começamos então a desenvolver o texto narrativo descritivo: A construção da personagem, foi feito uma revisão do que era foco narrativo e o que era descrever. Fizemos um questionário com características físicas, psicológicas e sociais e cada uma foi explica separadamente. Cada um respondeu as questões individualmente. O tecer do texto foi feito por mim no quadro com as minhas características, comecei com a Biografia (foco narrativo em 3ª pessoa) e depois a autobiografia (foco narrativo em 1ª pessoa).
Para essa primeira etapa foi usada duas aulas, todos fizeram sua “Biografia”. Enquanto linguagem, arte e leitura se confundem, visto que uma obra de arte só se completa a partir do momento de sua fruição estética, quando é apresentada a alguém que a “lê”, a interpreta e a recria em sua mente ou espírito.
O próximo passo foi então criar um personagem, usamos algumas revistas da Biblioteca, escolhemos rostos de homens, mulheres, crianças, deixei- os bem à vontade, ensinei-os a transferir os rostos que estavam na revista para a folha sulfite , fica igual uma fotocópia, em seguida fizemos o sombreamento dos rostos, ficaram maravilhosos, eles nem acreditaram no que haviam feito. Utilizando-se especialmente, e não só, dos signos não verbais, o artista constrói sentidos poetizando, com alguma intenção, linhas, cores, formas, sons, silêncios, gestos que são oferecidos ao fruidor em forma de pintura, escultura, música, teatro, cinema, dança... Assim, o grande objetivo da Arte na educação é formar produtores e leitores dos códigos artísticos.
Começamos então a dar características aos personagens_ físicas, sociais e psicológicas_ alguns alunos tiveram dificuldades em diferenciar o físico do psicológico, mas após uma nova explicação, tudo ficou mais esclarecido.
Cada educando construiu dois textos do personagem decalcado, uma Biografia e uma autobiografia,depois da correção fomos novamente ao laboratório de informática para transcrever os textos , foram usadas mais duas aulas para a conclusão dessa prática.(Trabalho dos alunos em anexo).
Esta proposta de trabalho também foi aplicada nas aulas de inglês da sétima série.






Este trabalho abaixo foi feito pele aluno GABRIEL da 701.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: