quinta-feira, 29 de maio de 2008

Lemos para ter informação, lazer, enriquecimento interior. Escrevemos para nos comunicar, para refletir, para não esquecer.
A língua escrita, a fala, os gestos, as expressões, os sons... fazem a comunicação acontecer.
A aprendizagem da fala é natural e espontânea. A aprendizagem da escrita é mais complexa. Não termina quando se completa a alfabetização.
Ao ler um texto, ao mesmo tempo em que passamos os olhos sobre ele, vamos recorrendo a tudo o que já sabemos. Ou seja, não lemos somente com os olhos, mas com tudo o que está na nossa cabeça. A leitura é uma atividade interativa.
Lemos esperando que aquilo que lemos faça sentido. O leitor é que faz um texto ganhar sentido.
É importante relembrarmos um conceito de alfabetização:
"Processo de representeções que envolve substituições gradativas ("ler" um objeto, uma figuraou desenho, uma palavra) em que o objeto primordial é a apreensão e a compreenção do mundo, desde o que está mais próximo à criança ao que está mais distante, visando a comunicação, a aquisição de conhecimentos, a troca." KRAMER (1996).

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