quinta-feira, 16 de julho de 2009
terça-feira, 14 de julho de 2009
A proposta de trabalho foi elaborada tendo em vista que a leitura, a arte e a internet são instrumentos de conhecimento do mundo e das relações sociais, que contribui para a constituição do próprio sujeito. Nesta época de profundas transformações em que vivemos, a escola precisa, mais do que nunca, fornecer ao estudante os instrumentos necessários para que ele consiga buscar, analisar, selecionar, relacionar e organizar as informações complexas do mundo, digo contemporâneo.
Precisamos ter em mente que não basta ensinar a ler e a escrever: é necessário desenvolver o grau de letramento, dirigindo o trabalho para práticas que visem à capacidade de utilizar a leitura e a escrita para enfrentar os desafios da vida em sociedade e de fazer uso conhecimento adquirido para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.
Para isso, é fundamental propor trabalhos com os diferentes gêneros que circulam na sociedade, mas sem deixar de criar situações que permitam aos alunos desenvolver as diferentes capacidades entre elas a da escrita, considerando os graus de intimidade do educando com os usos e funções da escrita e da leitura.
A contemporaneidade nos brinda diária e ininterruptamente com uma infinidade de informações que nos são oferecidas não apenas em forma de linguagem oral e escrita, mais também daquelas que nos chegam através de sons, imagens, gestualidades. O cidadão contemporâneo necessita, pois, para inserir-se na atualidade, de recursos que o habilitem, também, na leitura destes outros códigos, que vão desde os pequenos ícones do computador aos imensos out-doors espalhados nas avenidas das grandes cidades.
Plano de aula
Turma:601,602,701
Cronograma:aproximadamente cinco aulas
Conteúdos
Gêneros Textuais(Tipos de textos)
Biografia(narrativa com foco narrativo em terceira pessoa)
Autobiografia(narrativa com foco narrativo em primeira pessoa)
Linguagem visual (personagem tirado de uma revista)
Caracterizando o personagem(características físicas,psicológicas e sociais)
Leitura
Oral do professor,silenciosa e oral do aluno.
Objetivos
Diferenciar e se apropriar dos gêneros,bem como do foco narrativo;
Relacionar imagens com características-físicas psicológicas e sociais;
Observar detalhes detalhes em uma imagem –cores e sombra;
Produzir textos com clareza e coesão,obedecendo uma sequêncialinear,seguindo um roteiro de perguntas;
Desenvolver a habilidade do aluno em expor seus sentimentos e opiniões;
Despertar o desejo e a curiosidade pela leitura ;
Relacionar conteúdo do texto à vivência do educando.
Recursos utilizados
Internet(leitura das biografias)
Revistas(personagens)
Questionários(características,físicas,psicológicas,social)
Sulfite(para decalcar o personagem)
Livro didático(leitura de biografias)
Giz e lousa
Criando Personagem
Antes de aplicar esta metodologia, já havia colocado meus alunos em contato com vários tipos e gêneros e suportes, então não foi tão difícil nem para mim muito menos para eles que já tinham o domínio do gênero textual: Narrativa descritiva.
Escolhi trabalhar a Biografia e autobiografia com uma sexta série e uma sétima série do ensino fundamental, lemos algumas biografias contidas em nosso livro didático e pesquisamos outras na internet, a partir daí achei interessante que eles gostaram do tipo do texto a “Biografia da Mulher Maravilha”,Monteiro Lobato, entre outros.
Começamos então a desenvolver o texto narrativo descritivo: A construção da personagem, foi feito uma revisão do que era foco narrativo e o que era descrever. Fizemos um questionário com características físicas, psicológicas e sociais e cada uma foi explica separadamente. Cada um respondeu as questões individualmente. O tecer do texto foi feito por mim no quadro com as minhas características, comecei com a Biografia (foco narrativo em 3ª pessoa) e depois a autobiografia (foco narrativo em 1ª pessoa).
Para essa primeira etapa foi usada duas aulas, todos fizeram sua “Biografia”. Enquanto linguagem, arte e leitura se confundem, visto que uma obra de arte só se completa a partir do momento de sua fruição estética, quando é apresentada a alguém que a “lê”, a interpreta e a recria em sua mente ou espírito.
O próximo passo foi então criar um personagem, usamos algumas revistas da Biblioteca, escolhemos rostos de homens, mulheres, crianças, deixei- os bem à vontade, ensinei-os a transferir os rostos que estavam na revista para a folha sulfite , fica igual uma fotocópia, em seguida fizemos o sombreamento dos rostos, ficaram maravilhosos, eles nem acreditaram no que haviam feito. Utilizando-se especialmente, e não só, dos signos não verbais, o artista constrói sentidos poetizando, com alguma intenção, linhas, cores, formas, sons, silêncios, gestos que são oferecidos ao fruidor em forma de pintura, escultura, música, teatro, cinema, dança... Assim, o grande objetivo da Arte na educação é formar produtores e leitores dos códigos artísticos.
Começamos então a dar características aos personagens_ físicas, sociais e psicológicas_ alguns alunos tiveram dificuldades em diferenciar o físico do psicológico, mas após uma nova explicação, tudo ficou mais esclarecido.
Cada educando construiu dois textos do personagem decalcado, uma Biografia e uma autobiografia,depois da correção fomos novamente ao laboratório de informática para transcrever os textos , foram usadas mais duas aulas para a conclusão dessa prática.(Trabalho dos alunos em anexo).
Esta proposta de trabalho também foi aplicada nas aulas de inglês da sétima série.
Este trabalho abaixo foi feito pele aluno GABRIEL da 701.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PROPOSTA DE TRABALHO
Plano de aula
Turma:501,701
Cronograma:aproximadamente 2 aulas
Conteúdos
Gêneros Textuais(Narrativa descritiva)
ü História em quadrinho da Mafalda(Quino)
ü Manchetes de jornais e da revista veja
ü Caracterizando o personagem (características físicas,psicológicas e sociais)
ü Oral do professor ,silenciosa e oral do aluno.
ü O Sonho (leia Brasil) texto descritivo
Objetivos
ü Diferenciar e se apropriar dos gêneros,bem como do texto narrativo descritivo.
ü Relacionar imagens com características-físicas psicológicas e sociais;
ü Observar detalhes da descrição de uma imagem
ü Produzir textos com clareza e coesão,obedecendo uma sequência linear,seguindo um roteiro descritivo(o sonho de Mafalda)
ü Desenvolver a habilidade do aluno em expor suas e opiniões;
ü Despertar o desejo e a curiosidade pela leitura ;
ü Relacionar conteúdo do texto à vivência do educando.
Recursos utilizados
ü Retro projetor(histórias em quadrinhos .O mundo doente)
ü Revistas(manchetes sobre o meio ambiente)
ü Sulfite(desenho do sonho descrito pelo professor)
ü Giz e lousa
ü Contação de histórias.
Desenvolvimento
O estranho doente de Mafalda
Antes de aplicar esta metodologia meus alunos já haviam lido muitas notícias sobre a situação do meio ambiente _ jornais, revistas, livro didático _com vários tipos e gêneros e suportes.
Escolhi trabalhar a história em quadrinho da Mafalda pois o Quino trata de assuntos do meio ambiente de maneira diferenciada e crítica,trabalhei com uma quinta e uma Sétima série do ensino fundamental, lemos algumas notícias contidas em nosso livro didático e pesquisamos as notícias em revistas atuais e mais antigas também ,aproveitei alguns encartes do jornal para enriquecer a escrita ..
Começamos então a desenvolver o texto narrativo descritivo: Apresentei a história em quadrinho e após a contação da história , relatei que a Mafalda tinha ficado muito preocupada e começou a pensar por que temos tantos super - herois nos desenhos e nenhum na vida real para salvar o meio ambiente que está tão doente ,e ela adormeceu e teve um sonho com um animal muito estranho porém, com as suas características salvava o meio ambiente.Então pedi que eles dobrassem a folha de sulfite ao meio e comecei a descrever o sonho de Mafalda:Ele tinha uma cabeça enorme ,com o formato de um retângulo,cabelos enrolados em torno de toda a cabeça,olhos bem pequenos,uma bocarra,dentes afiados igual a serrote,orelhas em forma de plantas e de flores,cabelos lisos e compridos na barriga,um lindo par de asas,uma cauda que saia sementes, apesar de feio e esquisito ele era muito bonzinho.
Pedi então que eles dessem um nome para o sonho ,que agora já tinha forma descrita e já estava no papel. _ Enumeramos as características que foram descritas do sonho ,em seguida produzimos um texto narrativo descritivo.Expliquei que o primeiro parágrafo era para contextualizar com o tema lixo usando as três primeiras características,o segundo parágrafo com o tema água usando as três próximas características,o terceiro parágrafo o tema desmatamento com as últimas três características .A conclusão do texto ,o último parágrafo ,eles fariam uma analise crítica dos acontecimentos atuais sobre o meio ambiente e colocariam a sua opinião sobre o assunto.
